Convite aos Visitantes.

"Ajude a construir o BIN@. envie sua matéria para o e-mail: noticiasdealuminio@gmail.com ou binanoticias@gmail.com"

domingo, 29 de julho de 2012

Coral aluminense “Conversa Afinada” participa da final do Mapa Cultural Paulista



O coral aluminense “Conversa Afinada” representou a região de Sorocaba na fase estadual do Mapa Cultural Paulista no último domingo (22), no auditório FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Informação), na Vila Mariana, em São Paulo.
Escolhidos após seletivas municipais e regionais no ano passado, os treze corais escolhidos para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista gravaram músicas para um CD, que na edição 2011/2012 prestou homenagem ao compositor paulista Osvaldo Lacerda.
O “Conversa Afinada” foi o terceiro a subir no palco e começou apresentando a música “Quem tudo quer saber, mexerico quer fazer”, do compositor homenageado. Depois animou a plateia com “Só Quero um Xodó”, de Dominguinhos e Anastácia e finalizou a apresentação com “Lundu”, também de Osvaldo Lacerda, arrancando muitos aplausos do público.
Para encerrar o evento, os corais e orquestras executaram obras do Osvaldo Lacerda. Os mais de 300 coralistas presentes no evento se juntaram para cantar as músicas “Quem tudo quer saber, mexerico quer fazer” e “Negro, quando furta, é ladrão; branco, quando furta, é barão”. Além disso, teve outras melodias do compositor, apresentadas pela orquestra e solo da soprano Adriana Bernardes com a canção "O espinho que há de furar, de pequeno traz a ponta".
Este ano o evento não foi de caráter competitivo, dando oportunidade para que todos os corais pudessem realizar apresentações em três cidades do Estado de São Paulo, custeadas pela organização do Mapa Cultural Paulista.
O regente do coro, Ricardo Silva, destacou a importância do coral participar do Mapa Cultural Paulista. “Estou feliz pela oportunidade de viver esta experiência. Ver a importância do compositor Osvaldo Lacerda no cenário musical erudito brasileiro. Além da integração com outros grupos e representar a cidade de Alumínio e região”, diz.
Com proposta de musicalização adulta, o Coral “Conversa Afinada” começou em 1999, na Escola de Música Municipal “Enoque da Silva”, em Alumínio. Ao longo dos anos, participou de várias edições do Mapa Cultural Paulista, também esteve presente no 1º Encontro Nacional de Corais de Tatuí, entre outras participações em eventos culturais e igrejas pelo Estado. O coral era municipal até o fim do ano passado, quando foram cortadas verbas para oficinas culturais em Alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares