Convite aos Visitantes.

"Ajude a construir o BIN@. envie sua matéria para o e-mail: noticiasdealuminio@gmail.com ou binanoticias@gmail.com"

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Principais investimentos da cidade vão para a Educação

LINK: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=376730



Notícia publicada na edição de 02/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Os investimentos neste último ano em Alumínio foram feitos na área da educação, em especial na Escola Municipal de Música Enoque da Silva, que existe há 12 anos na cidade. Cercada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e por densa floresta, a cidade vem sendo palco de muitas ações ambientais. Para auxiliar na questão ambiental, a própria CBA, que deu o nome ao município, desenvolve ações de educação ambiental no Centro de Vivência Ambiental, de iniciativa da empresa. Entrosando-se aos princípios ambientais propostos pela CBA, a Prefeitura de Alumínio implantou o projeto Alumínio Verde nas escolas municipais. Elaborado pelos departamentos de Educação e Meio Ambiente da Prefeitura, o projeto foi implantado para divulgar e promover ações em favor do meio ambiente.

Alunos das segundas, terceiras e quartas séries do ensino fundamental da rede municipal participam do projeto Alumínio Verde, cuja proposta é educar as crianças das escolas municipais com ações práticas na defesa da natureza. Como material didático, são oferecidos quatro fascículos que abordam temas relacionados aos recursos naturais. Assim, os alunos têm contato com a realidade do meio ambiente do planeta e da cidade. Acompanha os fascículos, um CD com jogos interativos tratando a questão ecológica da cidade. Sementes de árvores nativas também são distribuídas aos alunos para incentivar o plantio e, também, como forma de mostrar a importância da preservação da natureza.

Ao lado da biblioteca municipal está a Escola de Música e Dança que, neste ano, tem cerca de 500 alunos matriculados na faixa etária dos 4 aos 70 anos. "Aqui é para quem quer aprender música e dança", comenta Sandra Bastos de Carvalho, diretora da divisão de cultura de Alumínio. No ano passado, havia cerca de 800 alunos, e a expectativa é de se manter esse número. Em 2011, havia oficinas de teatro, coral, banda, estilos de dança, pilates, entre outros. Ainda em 2012, não foram abertas essas oficinas, mas Sandra diz-se otimista e que até abril ou maio deverão voltar com essas oficinas. Atualmente, as aulas de dança são de balé. Com professores gabaritados, os alunos que se matriculam em música têm a possibilidade de aprender a tocar diversos tipos de instrumentos.

O coral da escola denominado "Conversa Afinada" foi campeão do Mapa Cultural do Estado de São Paulo na região de Sorocaba, na cidade de Itapeva, no ano passado. Agora, os 25 integrantes, entre adolescentes e adultos, preparam-se para gravar um CD no Memorial da América Latina. "Nós somos uma referência em música aqui pela nossa região", confirma Sandra, lembrando que o Mapa Cultural envolveu 13 regiões paulistas e uma destas a representante é Alumínio. "É um motivo de orgulho para nós", celebra.

Ela, que é professora de Português, fez menção também ao acervo da Biblioteca Municipal da cidade. "Nós temos mais de 20 mil livros no nosso acervo. Isso é maravilhoso se compararmos inclusive com a quantidade de habitantes na cidade", diz Sandra. Alumínio, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, conta com 16.845 habitantes, ou seja, bem inferior à quantidade de livros na biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares