Convite aos Visitantes.

"Ajude a construir o BIN@. envie sua matéria para o e-mail: noticiasdealuminio@gmail.com ou binanoticias@gmail.com"

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Professores dão dicas de estudo para o Enem


Busca por diferentes fontes de notícias auxilia no desempenho na hora da prova, que aborda atualidades.

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é caracterizada pela abordagem de temas relacionados às atualidades, principalmente em sua redação. “Entendo que a redação do Enem pensa mais na estruturação da proposta, no respeito aos direitos humanos e nas ideias defendidas do que na estrutura e gramática em si”, afirma o professor de redação Juliano Sousa. 

Porém, os demais vestibulares cobram do candidato conhecimento aprofundado das disciplinas tradicionais. Assim, o estudante se vê diante do problema: como dosar a atenção aos grandes acontecimentos divulgados pela mídia e os estudos das disciplinas presentes em salas de aula e apostilas? “Não há uma fórmula mágica nem simples para a preparação para estes exames”, ressalta o professor de história Milton Fernandes, da Educon Consultoria. 

Milton, que ministra palestras sobre atualidades para estudantes de ensino médio e pré-vestibulares, traz uma notícia animadora aos que farão o exame: tanto nos vestibulares quanto no Enem, dificilmente será cobrado algum detalhe muito restrito e específico. “Normalmente os questionamentos transitam nos grandes eixos da economia e da política, o que é sempre apresentado com grande destaque nos jornais”, diz. 

Ele sugere que, em ano de preparação, além de focar o conteúdo programático do ensino médio, o estudante precisa manter uma rotina de acompanhamento dos noticiários. 

A assinatura de um jornal diário é uma boa pedida para ficar por dentro dos grandes acontecimentos do mundo. Os portais de notícias também trazem conteúdo diário e gratuito. 

A busca por diferentes fontes de notícia, aliás, é bastante válida.“O aluno tem que buscar contrapontos nas informações que recebe, até para exercitar um hábito de reflexão mais complexa daquilo que a mídia tradicional opera normalmente”, sugere Milton.

No Enem, as questões que tratam direta ou indiretamente de temas da atualidade, muitas vezes, estão baseadas em pequenos textos extraídos de jornais ou outras publicações e, costumeiramente, não apresentam grandes surpresas aos alunos bem preparados. 

Temas/ Juliano acredita na força de temas como a sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, o papel do ser humano no combate a pobreza e no respeito ao meio ambiente.“Afinal, a Rio + 20 foi realizada no país comemorando os 20 anos da Eco 1992”, sugere. 

Milton destaca temas que já estiveram presentes em 2011 e continuam chamando a atenção da imprensa, como a crise europeia, a crise nuclear no Japão e as revoltas do mundo árabe. Sobre esse último tema, ressalta: “se no ano passado olhávamos muito para Egito e Líbia, agora, devemos entender a guerra na Síria por sua amplitude, complexidade e seu potencial explosivo”. 

No âmbito de Brasil, o professor aposta nas duas grandes discussões do congresso: Pré-sal e Código Florestal. “São assuntos que devem ser observados em seu momento atual, com atenção para a posição ocupada pelo Estado brasileiro em relação a elas”. 

O ano de 2012 marca também os vinte anos do impeachment de Fernando Collor de Melo, o centenário do nascimento de Nelson Rodrigues e os 90 anos da Semana de Arte Moderna.  “São eventos importantes, que merecem atenção”, finaliza.
Fique ligado nas inscrições 
Na última sexta-feira, dia 24, foram abertas as inscrições para a Fuvest, que vão até  o dia 10 de setembro. O boleto pode ser pago até dia 11. As inscrições serão feitas pelo www.fuvest.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares