Convite aos Visitantes.

"Ajude a construir o BIN@. envie sua matéria para o e-mail: noticiasdealuminio@gmail.com ou binanoticias@gmail.com"

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal terão inclusão produtiva rural



Proposta deve investir no desenvolvimento rural das localidades
Teve início nesta terça-feira (7), a reunião técnica para apresentar a proposta de inclusão produtiva rural, um dos eixos de atuação do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é ampliar para as regiões Sul e Sudeste e para o Distrito Federal ofertas de recursos financeiros eAssistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Atualmente, a ação contempla parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, atendendo 170 mil famílias. 
Governo da Paraíba
a ampliação para as regiões Sul e Sudeste e para o Distrito Federal objetiva a oferta de recursos financeiros e assistência técnica e extensão rural
Ampliar
  • a ampliação para as regiões Sul e Sudeste e para o Distrito Federal objetiva a oferta de recursos financeiros e assistência técnica e extensão rural
A expansão visa, inicialmente, atender 20,5 mil famílias nas duas regiões e no DF. Para isso, os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão propondo um acordo com as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – instituições que prestam esse serviço nos estados.
O recurso destinado pelo MDS às famílias rurais é de R$ 2,4 mil, divididos em três parcelas. Esse dinheiro, conforme explicou a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, poderá ser usado na compra de pequenos animais, organização de hortas ou projetos coletivos. A secretária disse aos representantes da Emater que um dos esforços necessários para a expansão será localizar e identificar as famílias e suas reais dificuldades, a fim de traçar uma estratégia de inclusão produtiva rural. Segundo Maya, o governo federal tem os instrumentos para isso e conta com a parceria dos estados para erradicar a extrema pobreza.
Ater
Coordenada pelo MDA, consiste na oferta de assistência técnica e extensão rural, insumos, acesso aos mercados e articulação com outras ações de inserção econômica. As equipes acompanham as famílias por um período de 24 meses. A Ater no Brasil Sem Miséria possui abordagem específica para a população em situação de extrema pobreza 
As famílias a serem beneficiadas pela Ater e pelo fomento rural no Brasil Sem Miséria precisam estar em situação de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
Plano Brasil sem Miséria 
Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. Embora apenas 15,6% da população brasileira resida em áreas rurais, cerca de 46,7% destas famílias vivem em extrema pobreza.
Para promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, o plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos em educação, saúde e assistência social, saneamento, energia elétrica e inclusão produtiva.
Inclusão produtiva rural
Por meio do programa Brasil Sem Miséria, o governo federal implanta ações no eixo da inclusão produtiva rural, como distribuição de sementes e assistência técnica.


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares